Campos e São João da Barra com desconto no IPTU até esta segunda
O contribuinte de Campos dos Goytacazes que deseja aproveitar a oportunidade de desconto para pagamento do IPTU/2024 tem até esta segunda-feira (11), último dia da 2ª cota única, que oferece 4,72% de desconto. Para quem optar pelo parcelamento em até 10 vezes, é necessário considerar a parcela mínima mensal de R$ 82.
Em relação ao ano de 2023, o IPTU deste ano não sofreu reajuste, incidindo apenas a correção monetária que utiliza como parâmetro o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E), fixado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que foi de 4,72%.
Secretário de Fazenda, Márcio Morales, explica que o desconto da 2ª cota única é para todos que perderam a primeira oportunidade de desconto. “Até a próxima segunda-feira, estaremos com mais uma cota com desconto, que é para todos que queiram aderir à cota única, mas lembramos que terá também o parcelamento em até 10 cotas”, explicou.
Em caso de dúvida, o contribuinte pode entrar em contato com a secretaria pelo telefone 0800-6025343, agendar o atendimento ou ir direto ao órgão, localizado na Rua 13 de Maio, 129, no Centro, das 9h às 16h. Quem quiser, pode ainda retirar as guias por meio do site oficial da Prefeitura (AQUI) ou da Secretaria de Fazenda (AQUI).
São João da Barra
Os contribuintes de São João da Barra devem ficar atentos aos prazos de regularização do Imposto Predial Territorial e Urbano (IPTU) referente ao ano de 2024. O pagamento em cota única, com desconto de 20%, ou da primeira parcela, para quem decidir dividir em 10 vezes sem juros, deve ser feito até esta segunda-feira, dia 11 de março. As guias de recolhimento estão disponíveis desde o fim de janeiro para retirada virtual (aqui) e também no setor de Tributos da Prefeitura — Rua Barão de Barcelos, 88, Centro. A Taxa de Coleta de Lixo Domiciliar está inserida no boleto do IPTU.
— Neste ano disponibilizamos as guias de recolhimento com antecedência e também pudemos esclarecer dúvidas dos contribuintes. Acreditamos que, desta forma, permitimos um melhor planejamento financeiro do cidadão. Isso sem falar no desconto de 20% sobre o valor total, para quem tiver a possibilidade de quitar o IPTU em cota única — destacou o secretário municipal de Fazenda, Aristeu Neto.
Para ter acesso ao boleto, o contribuinte deve acessar a opção débitos, 2ª via do carnê e preencher as informações para pesquisa. Vale destacar que as informações fornecidas em relação ao CPF ou CNPJ têm que ser as que estão devidamente cadastradas na Prefeitura. Após a pesquisa, estarão disponíveis as opções de boleto em cota única ou parcelado. Caso tenha alguma dúvida, o contribuinte pode entrar em contato com a Fazenda por e-mail (fazenda@sjb.rj.gov.br).
O contribuinte que optar pelo parcelamento deve, também, ficar atento aos vencimentos das demais parcelas. A data-base é o dia 10 — se cair em um sábado ou domingo, caso de março, agosto e novembro, a parcela vence na segunda-feira subsequente.

