Municípios da região no lançamento do Programa Empregos Azuis que vai oferecer duas mil vagas de capacitação no setor Offshore
Por Assessorias e Redação/Fotos: Divulgação
Representantes das prefeituras das regiões Norte Fluminense como Campos, Macaé e São Francisco de Itabapoana participaram nesta sexta-feira (14) do lançamento do Programa Empregos Azuis – Um Mar de Oportunidades. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar (Seenemar) e foi realizado na sede da secretaria no Rio de Janeiro.
Os secretários de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Viana, e de Trabalho e Renda, Rafael Manhães, ambos de Macaé, estiveram representando o município de Macaé no lançamento do programa. De Campos, estava o subsecretário de Qualificação e Emprego, Tarcísio Viana.
O programa Empregos Azuis representa uma iniciativa estratégica e inovadora para o fortalecimento da Economia Azul no Rio de Janeiro. O objetivo é capacitar milhares de pessoas gratuitamente para atuar em setores marítimos e energéticos, um passo importante para alinhar a qualificação profissional à crescente demanda do mercado.
“Uma das principais vantagens do programa é a sua capilaridade, levando oportunidades de formação para diferentes municípios e fortalecendo economias locais. Além disso, ao estimular a empregabilidade no setor marítimo, a iniciativa reduz a dependência de mão de obra de outras regiões e aumenta a competitividade da indústria fluminense”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Macaé, Rodrigo Viana.
No entanto, para que o impacto seja duradouro, é essencial garantir que os cursos estejam alinhados com as necessidades reais das empresas e que os profissionais capacitados tenham acesso facilitado às oportunidades de trabalho. O envolvimento direto do setor privado e a criação de políticas complementares de incentivo à contratação podem ser diferenciais nesse sentido.
“Os Empregos Azuis se destacam como uma solução bem estruturada para o desenvolvimento sustentável, combinando qualificação profissional, inovação e valorização dos recursos marítimos do estado. O sucesso da iniciativa dependerá de sua continuidade, expansão e integração com as demandas do mercado”, destacou o secretário de Trabalho e Renda de Macaé, Rafael Manhães.
Participaram ainda representantes de outros municípios como Cabo Frio, São Francisco de Itabapoana, São Gonçalo e Angra dos Reis. Inicialmente, 11 cursos de especialização em áreas como soldagem, combate a incêndio, operação de guindaste, arrais amador, taifeiro, entre outros, estarão disponíveis. A expectativa é de que o programa transforme a economia do mar no estado do Rio de Janeiro.
O objetivo é formar cerca de 2 mil trabalhadores em um ano, com o apoio de empresas, prefeituras e instituições. “O setor marítimo movimenta bilhões e, com a qualificação certa, a mão de obra fluminense estará ainda mais preparada para contribuir com esse crescimento”, destaca o secretário estadual Cássio Coelho.
-Tive a felicidade de assinar o termo que incluirá Campos no Programa Empregos Azuis. Serão 2.000 vagas para cursos de especialização nas áreas Offshore incluindo de Segurança em Montagem de Andaime, Caldeireiro, Arrais Amador, Mestre Amador, Movimentação de Carga, Taifeiro, Marinheiro de Convés, Marinheiro Auxiliar de Máquinas, Pintura Industrial e Corrosão, Soldador, Mecânico de Motor a Diesel, Eletricista de Embarcação, Segurança de Plataforma, Combate a Incêndio e Operador de Guindaste, entre outros. A capacitação incluirá treinamento prático e certificação, preparando trabalhadores para um mercado cada vez mais competitivo -, informa o subsecretário de Qualificação e Emprego de Campos, Tarcísio Viana.

