Campos no encontro presencial do Capacit Mulher 2025

Por: Liliane Barreto – Foto: Subsecretaria de Direitos da Mulher / Divulgação – PMCG

Uma equipe de Campos, formada por representantes da Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM), Guarda Civil Municipal (GCM) e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), participou, nesta semana, do encontro presencial do Capacit Mulher 2025, realizado pela Secretaria de Estado da Mulher, realizado na Universidade Estácio de Sá. O programa foi lançado em fevereiro deste ano e tem como missão fortalecer as políticas públicas para mulheres nos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro. O curso é on-line, com três encontros presenciais. 

Para a subsecretária Josiane Viana, foi um dia de aprendizado, troca e fortalecimento. “O encontro foi um momento de qualificação, partilha de experiências e construção conjunta de soluções práticas para a realidade de cada município. Seguimos mais preparadas e inspiradas para transformar realidades com conhecimento, empatia e ação”, afirma. 

“Tivemos a oportunidade de encontrar um time lindo e potente de mulheres que atuam diariamente na rede de proteção, cuidado e garantia de direitos, até porque fortalecer as políticas públicas para mulheres é uma missão que se faz em rede, com afeto, técnica e comprometimento”, reforça Josiane Viana.

O programa oferece 160 horas de conteúdo em nove módulos, além de três encontros presenciais regionais, abordando temas como políticas públicas, autonomia econômica e enfrentamento à violência contra a mulher. Os cursos são divididos em: Políticas públicas e legislação para a autonomia econômica das mulheres; Fundamentos legais e políticas públicas para o enfrentamento à violência contra as mulheres; e Estudos de caso para aprimorar o atendimento e propor melhorias nos fluxos e encaminhamentos municipais.

Para a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar, o Capacit Mulher 2025 é um programa que representa um marco no fortalecimento das políticas públicas voltadas para as mulheres fluminenses. 

“O Capacit Mulher 2025 foi cuidadosamente planejado para oferecer conhecimento, promover trocas de experiências e, acima de tudo, fortalecer a rede de atendimento às mulheres. Tenho certeza de que, juntos, construiremos uma base ainda mais sólida para a igualdade de gênero e a proteção dos direitos das mulheres no nosso estado”, destacou Heloísa Aguiar, durante o lançamento do programa em fevereiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *