Campos sedia primeiro curso de Equideocultura – Ranch Sorting
Por: Mário Sérgio Junior – Foto: Secretaria de Agricultura / Divulgação – PMCG
A Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Infraestrutura Rural, realizou, entre os dias 1º e 5 de agosto, o primeiro curso de Equideocultura – Ranch Sorting. A capacitação faz parte do Programa CapacitaAgro, que oferece cursos gratuitos para produtores e trabalhadores rurais, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RJ) e o Sindicato Rural de Campos.
O curso aconteceu no Haras Privilegi, em Dores de Macabu, e os participantes tiveram a oportunidade de ampliar conhecimentos em equideocultura, especificamente na modalidade esportiva Ranch Sorting, prática ligada ao manejo de gado a cavalo. A capacitação foi ministrada pelo instrutor Luis Gabriel.
Rodrigo Venâncio e Samira, proprietários do Haras Privilegi, destacaram que o espaço está sempre de portas abertas para iniciativas da Secretaria de Agricultura, do Senar e do Sindicato Rural.
“Tivemos o prazer de receber novamente alunos para se aperfeiçoarem no agronegócio e realizamos o primeiro curso pelo Senar de Ranch Sorting no estado do Rio de Janeiro, com o fenomenal instrutor Luis Gabriel, que nos auxiliou durante esses dias a aprimorar nossos animais para as competições de Ranch Sorting”, destacaram.
O Ranch Sorting é uma modalidade esportiva praticada a cavalo que simula uma atividade tradicional do campo: a separação do gado. Dois cavaleiros devem, em menor tempo possível, conduzir os animais numerados de um curral para outro, seguindo a ordem sorteada. A prática, além de preservar técnicas de manejo utilizadas no dia a dia das fazendas, também promove a integração entre cavaleiros e cavalos.
Entre os participantes, a experiência foi muito positiva. Vera Cardoso Melo, médica veterinária especializada em equinos, relatou que o curso superou suas expectativas.
“Os cursos do CapacitaAgro são extremamente importantes tanto para quem trabalha no campo quanto para quem frequenta o ambiente rural. Fiz agora o curso de Ranch Sorting e foi uma experiência maravilhosa. O professor Luis Gabriel foi extremamente didático e todas as aulas foram muito práticas. Fiquei encantada e me surpreendeu muito. Todo mundo que é ligado ao campo agradece”.
Além da qualificação técnica, a capacitação teve impacto no incentivo ao esporte e à participação familiar. A atleta de Ranch Sorting e proprietária do Rancho AGS, em São João da Barra, Amanda Almeida, comentou: “Essa oportunidade de capacitação vai fazer muita diferença na lida do dia a dia, além de incentivar o esporte e a inserção da mulher e da família no Ranch Sorting”.
O Programa CapacitaAgro seguirá atendendo diferentes demandas dos produtores rurais, fortalecendo a formação profissional e o setor agropecuário na região. Além de estimular a qualificação dos trabalhadores, os cursos ampliam as possibilidades de atuação dos participantes, com foco na capacitação que gera emprego e renda, oferecendo novas oportunidades para o desenvolvimento econômico e social do campo.

