Secretários de Desenvolvimento e Agricultura representam Campos no Rio+Agro 2025

Por: Mário Sérgio Junior – Foto: Secretaria de Agricultura / Divulgação – PMCG

Os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Energia e Inovação, Marcelo Neves, e de Agricultura, Pecuária e Infraestrutura Rural, Almy Junior, estão representando a Prefeitura de Campos no Rio + Agro 2025 – Fórum Internacional do Desenvolvimento Agroambiental Sustentável. O evento, que foi aberto nessa quarta-feira (1º), no Rio de Janeiro, reúne especialistas nacionais e internacionais para debater soluções sustentáveis para o futuro do agronegócio, com oportunidades de integração entre governo, setor privado, universidades e sociedade civil.

O tema central deste ano é: “Brasil, líder no desenvolvimento agroambiental sustentável do cinturão tropical, promovendo segurança alimentar, hídrica, energética, socioambiental e climática no mundo”. E o primeiro dia foi dedicado integralmente à discussão de soluções para a produção de alimentos nas zonas tropicais e o papel do setor na agenda climática internacional.

“Desenvolvimento econômico e o agronegócio tem que andar junto. Campos tem a riqueza do petróleo, a riqueza da energia, mas também tem a riqueza do agronegócio. E o desenvolvimento também passa justamente pelo agronegócio. Campos tem uma extensão territorial muito grande, tem uma diversificação enorme na agricultura e nós precisamos aproveitar esse potencial e aumentar ainda mais esse potencial, que gera renda para as famílias. Isso é realmente muito importante. Então, por isso, Desenvolvimento e Agricultura devem estar integradas para o crescimento e desenvolvimento econômico de Campos”, comentou o secretário Marcelo Neves.

A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas autoridades, e o presidente do Rio+Agro, Carlos Favoreto, reforçou o compromisso do Rio de Janeiro como palco de um debate essencial para a segurança alimentar global.

“Estamos na segunda edição do Rio + Agro. Um evento importantíssimo que tem reunido boa parte da cadeia científica, dos bons instrumentos políticos, científicos e empresariais do agro do Rio de Janeiro, reunindo produtos e debatendo aquilo que é tão importante para nós, o avanço da agricultura do Rio de Janeiro. Nós, em Campos, estamos fazendo boa parte dessas atividades que são importantes para a sustentabilidade, preservação de recursos hídricos, diversificação da atividade agrícola e, principalmente, a pauta da segurança alimentar, que é tão importante não só para os que têm fome. Em Campos, nós estamos fazendo isso. O Cesta Verde Campista é isso, o produtor de água é isso, a diversificação com eucalipto, abacaxi, produtor de leite e várias outras atividades de hortaliças. O que a gente deve fazer é acelerar o processo de construção de uma nova agricultura. O Rio de Janeiro pode muito mais e Campos pode muito mais, e assim a gente vai fazer”, destacou o secretário Almy Junior.

O primeiro dia do Fórum foi marcado pela apresentação de inovações tecnológicas e políticas públicas necessárias para que o Brasil mantenha o crescimento da produção alinhado às metas de descarbonização.

O evento segue até a próxima sexta-feira (3) com a participação de delegações de mais de 23 países e mais de 120 palestrantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *