Acolhidos em abrigos de Campos começam oficinas preparatórias para mercado de trabalho

Por: Amaro Júnior – Foto: Amaro Júnior / Divulgação – PMCG

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania deu início a mais uma rodada do Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho, o Acessuas Trabalho, que tem como objetivo estimular o desenvolvimento e as habilidades das pessoas para o mercado de trabalho. Voltadas para os usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), as oficinas vão acontecer em quatro encontros, na sede da SMASC. Desta vez, os inscritos são acolhidos dos abrigos municipais.

Os encontros estão sendo promovidos pelo Departamento de Programas e Projetos da SMASC. Segundo o subsecretário executivo da pasta, Fagner Azeredo, a capacitação dos acolhidos tem como intuito direcioná-los para vagas do Programa Acolhe Campos.

“As oficinas de inserção ao mundo do trabalho, por meio do Programa Acessuas Trabalho, fazem parte do fluxograma do Acolhe Campos, que objetiva o encaminhamento da população em situação de rua, para as oportunidades de empregos nas concessionárias de Serviço Público Municipal. Desta forma, a Subsecretaria Executiva, junto à equipe do DPP, viabilizou os quatro encontros”, explicou Fagner.

O Acessuas Trabalho acontece por meio da oferta de grupos que trabalham temas relativos ao mundo do trabalho como Identidade, Conceito de Trabalho, Imagem Pessoal X Imagem Profissional, Etapas do Processo Seletivo, Postura Profissional, Habilidades Interpessoais, Condutas Éticas, Liderança, Trabalho em Equipe, Comunicação e Negociação, Planejamento com construção de um Plano Individual de Inclusão no Mundo do Trabalho. Ao final das oficinas é apresentado o Mapa de Oportunidades relativo à formação profissional e inserção no mundo do trabalho para os participantes.

ACOLHE CAMPOS — O programa foi criado através de lei municipal sancionada em 2021. O Programa propõe às concessionárias de serviços públicos a destinação de até 5% de suas vagas de emprego às pessoas em situação de rua, oriundas de cadastros realizados pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *