Teatro de Bolso recebe “Princípio da Incerteza” e “O Susto” neste domingo
Por: Antônio Filho – Foto: Aloysio Araripe/Divulgação – PMCG
Os espetáculos “Princípio da Incerteza” e “O Susto”, da Definitiva Cia. de Teatro, serão apresentados, neste domingo (26), no Teatro de Bolso Procópio Ferreira. As sessões acontecerão às 18h e 19h30. Cada ingresso custa R$ 20, com promoção especial – ao adquirir ingressos para ambos os espetáculos, o público paga valor de meia-entrada, em cada ingresso. A compra dos bilhetes aqui e, uma hora antes de cada sessão, na bilheteria do teatro. Os dois espetáculos têm classificação 14 anos. As sessões contarão com intérprete de Libras.
“Princípio da Incerteza” coloca os atores João Vítor Novaes e Marcelo de Paula em movimento pendular entre a realidade (ou a ficção da realidade) e a ficção propriamente dita. A situação entre eles oscila da simbiose amorosa à polarização destrutiva, inspirada em romances como Esaú e Jacó (Machado de Assis), Caim (José Saramago) e Dois Irmãos (Milton Hatoum), mediados pelas histórias, memórias e sensibilidades dos atores. Trata-se também de um duelo: um confronto entre amigos, um desafio entre jogadores, uma disputa entre irmãos. A peça provoca o público ao propor uma encenação no limiar entre o aqui-e-agora do acontecimento teatral e a elaboração estética da cena.
“O Susto” aborda, com humor e leveza, o assombro diante da passagem do tempo e da morte, trabalhando a elaboração do luto – individual e coletivo. A peça apresenta uma sucessão de cenas-contos, algumas originadas em experiências autobiográficas, intercalando momentos profundamente pessoais com cenas fabulares, convidando o público a acompanhar acontecimentos íntimos da atriz Tamires Nascimento – filha do radialista campista Nilson Maria (1948-2021) – enquanto apresenta personagens e situações distantes de sua realidade. A dramaturgia é assinada por Livs, também campista.
A direção dos espetáculos é de Jefferson Almeida – diretor artístico e fundador da companhia –, com dramaturgia de Rosyane Trotta em Princípio da Incerteza e Livs em O Susto. O projeto é realizado com fomento do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

