1ª Feira Afrocriativa celebra cultura, identidade e empreendedorismo em Quissamã
Por Secom Prefeitura de Quissamã
A União de Negros e Negras pela Igualdade (UNINEGRO), com apoio da Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, realizou nesta quarta-feira (19), na Praça Mário Moreira, a 1ª Feira Afrocriativa. O evento transformou o espaço em um grande encontro de cultura, arte e identidade, reunindo empreendedores e artesãos locais em celebração à Semana da Consciência Negra.
A praça ganhou cores, sabores e ritmos com expositores de artesanato, culinária afro-brasileira e atrações musicais que animaram o público e reforçaram a força da cultura popular.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Arnaldo Mattoso, destacou o compromisso do Governo Municipal.
“A Feira Afrocriativa representa não apenas a valorização da cultura afro-brasileira, mas reafirma o compromisso da Gestão em desenvolver políticas de inclusão e fortalecer o empreendedorismo, garantindo oportunidades para todos.”
A presidente da UNINEGRO, Cidinéia Rocha, ressaltou o significado do momento:
“Este é um momento de reafirmação da nossa identidade e de reconhecimento do talento e da resistência do nosso povo.”
Presente no evento, a responsável pela Incubadora de Tecnologia de Empreendedores da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Nilsa Franco, elogiou a participação dos expositores:
“Ver tantos empreendedores expondo seus trabalhos com criatividade e representatividade mostra a força cultural e econômica do município.”
Durante toda a feira, o público pôde prestigiar produtos feitos à mão, pratos tradicionais afro-brasileiros e apresentações musicais que envolveram a comunidade em um ambiente de celebração, diversidade e orgulho.
Também participaram membros do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR).

