Governo do Estado mantém ações emergenciais de hidratação diante do calor extremo

Por Governo do Estado / Foto: Luis Alvarenga / CEDAE

Na semana que começou com o dia mais quente deste início de ano, com temperaturas que ultrapassaram 40°C no Rio de Janeiro, segundo o Climatempo, o Governo do Estado mantém ações emergenciais de hidratação para reduzir os impactos da onda de calor sobre a população.

  • Diante do forte calor, seguimos mobilizados para proteger a população e minimizar os riscos à saúde. A hidratação é uma medida simples, mas fundamental, especialmente para quem passa o dia nas ruas trabalhando ou se deslocando. O Estado continua atuando de forma integrada para enfrentar os efeitos dessa onda de calor – afirmou o governador Cláudio Castro.

As ações de hidratação seguem hoje, das 9h às 16h, em pontos espalhados pela Região Metropolitana (veja a lista mais abaixo). A prioridade é atender trabalhadores em deslocamento, pessoas em vulnerabilidade social e em situação de rua, além de crianças em colônias de férias em parques públicos.

A operação conta com a Frota da Hidratação, formada por bicicletas, kombi e estandes fixos, além de aguadeiros. Toda a água distribuída é potável, captada diretamente da Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu, em Nova Iguaçu. A entrega é feita em copos biodegradáveis, mas também é permitido o abastecimento de garrafas pessoais e recipientes para animais.

Para garantir a qualidade da água, o Laboratório Móvel da Cedae acompanha a operação com análises realizadas de hora em hora, para avaliar os parâmetros como turbidez, cor e pH, conforme os protocolos sanitários.

Atuação no fim de semana

No sábado (10/1) e no domingo (11/1), quando a cidade registrou praias cheias e sensação térmica elevada, as ações se concentraram na orla de Copacabana e no Aterro do Flamengo. Ao todo, 12 bicicletas-pipa foram posicionadas entre os postos 1 e 6, do Leme ao Forte de Copacabana. No Aterro, a kombi da hidratação e bicicletas atenderam o público que circulou pela região. Cerca de 20 mil litros de água foram distribuídos ao longo dos dois dias.

Balanço da Operação Verão

Desde a última semana de 2025, durante períodos de onda de calor, a Cedae já forneceu mais de 70 mil litros de água em áreas de grande circulação. Em dias úteis, as ações se concentram em estações de trem e regiões centrais da Região Metropolitana. Nos fins de semana e em datas de grande público, como a véspera de Ano-Novo, o foco são praias e parques.

As ações seguem o protocolo do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde, que prevê a mobilização de medidas preventivas a partir do Estágio 3 de calor, priorizando a proteção da saúde da população.

Pontos de hidratação desta terça-feira (13/1), das 9h às 16h:

  • Estações de trem:
    Central do Brasil
    Bangu
    Campo Grande
    Madureira
    Nova Iguaçu
  • Parques públicos
    Parque Madureira (área molhada)
    Parque Oeste (pergolados)
    Parque Pavuna (área molhada)
    Parque Realengo Susana Naspolini (ao lado da praça de alimentação)
    Parque Rita Lee (próximo ao túnel)
  • Duque de Caxias (Mergulhão)
  • São Gonçalo (ao lado do Terminal Rodoviário de Alcântara)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *