Campanha “Não é Não” com ação de conscientização na véspera do Carnaval em Campos

Por: Éder Souza – Foto: SMPM / Divulgação – PMCG

A campanha “Não é não! Respeite a decisão” segue com ações de conscientização em Campos. Na sexta-feira (13), véspera de Carnaval, as equipes da Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres, do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Mercedes Baptista e da Casa da Mulher Benta Pereira (CMBP), percorreram as rodoviárias Shopping Estrada e Roberto Silveira, além do Calçadão do Centro, conversando com a população sobre o combate ao assédio, importunação sexual e outros tipos de violência contra a mulher.

Durante a ação, as equipes entregaram panfletos, adesivos e leques com conteúdo informativos sobre promoção de vínculos de respeito, dignidade e segurança para todas as mulheres e meninas. O material foi entregue, inclusive, dentro dos ônibus que saíam dos terminais rodoviários para reforçar a conscientização neste período de Carnaval.

“O foco principal da campanha é reforçar que quando uma mulher diz “não”, isso deve ser respeitado, e que a insistência física ou verbal configura assédio ou até crime. Esse tipo de atitude é previsto na legislação como importunação sexual e pode levar a pena de 1 a 5 anos de prisão dependendo do caso”, disse a subsecretária de Políticas para as Mulheres, Josiane Viana.

O Protocolo “Não é Não” é uma lei inspirada na iniciativa espanhola (Protocolo “No Callem”), que visa criar ambientes seguros e respeitosos. Além da campanha, a Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres, por meio dos seus equipamentos, acolhe mulheres em situação de risco pelo agressor, ofertando atendimento e acompanhamento psicológico, além de orientações jurídicas e serviços de assistência social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *