Palestra de abertura do Projeto “Educar é pra vida toda” aborda caminho da leitura e escrita

Com o tema “LINGUA (gem) em questão”, foi realizada nesta terça-feira (30))  a aula inaugural da 4ª edição do Projeto “Educar é pra vida toda” reuniu professores da rede municipal de ensino no auditório Cristina Bastos, do Campus Centro do Instituto Federal Fluminense (IFF). A palestra foi ministrada pela mestre em Cognição e Linguagem da Uenf, professora da rede municipal e coordenadora  de Língua Portuguesa da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece), Ana Raquel Pourbaix, que falou sobre o processo de aprendizagem das crianças e levou a plateia a refletir sobre o caminho percorrido até que a leitura e a escrita se concretizem.

A solenidade de abertura contou com a participação do secretário de Educação, Cultura e Esportes (Smece), Brand Arenari; os subsecretários pedagógico, Rafael Damasceno e de Projetos e Convênios, Joana Campinho, representando a prefeitura; o reitor substituto e pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação, Vicente de Paulo Santos de Oliveira; o diretor do Centro de Referência do IFF, Breno Terra, representando a instituição de ensino.

Brand Arenari falou sobre a importância da parceria com uma instituição como o IFF. “Temos o desafio de reconstruir a educação e, para isso, precisamos contar com instituições de ensino como o IFF.  A excelência da instituição serve de inspiração para todos e é este ensino de qualidade que queremos para a nossa rede municipal. Gostaria de parabenizar todos os envolvidos e desejar sucesso. Essa parceria vai trazer muitos resultados positivos para a população”, afirma o secretário de Educação.

Representando o reitor Jefferson Azevedo, que está em Brasília, o reitor substituto Vicente de Paulo também ressaltou o papel das parcerias, principalmente, neste momento de crise. “Várias possibilidades estão sendo desenhadas e este é o primeiro momento importante desta parceria. Desejo a todos sucesso e bom aproveitamento ao longo da capacitação”, disse Vicente

Após a solenidade de abertura, teve a participação do aluno do terceiro ano da Escola Municipal Maria Lúcia, Vitor Reis, que leu a poesia de sua autoria Ler e Escrever, orientado pela professora Maristela Guimarães. Em seguida, foi a vez da apresentação do Trio Melodia com clássicos da Música Popular Brasileira, como O Caderno e Aquarela.

O projeto “Educar é pra vida toda” tem o objetivo de promover formação continuada de professores e é destinado a profissionais da rede municipal de educação, prioritariamente, professores e orientadores pedagógicos do ciclo de alfabetização (1.º, 2.º, 3.º anos do Ensino Fundamental I), bem como professores que atuam nas turmas de correção de fluxo Consolidação da Alfabetização (CALF) e Aprofundamento da Aprendizagem (AAP).

Através do projeto serão ofertados dois cursos na modalidade à distância (EaD), com alguns encontros presenciais: “Aprendizagem da Língua Portuguesa – de olho na prática” e “Aprendizagem em Ciências da Natureza”.

Fonte: SupCom – PMCG
Por:
Liliane Barreto
Foto: Silvana Rust

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *