Campanha: Alunos da Estácio incentivam doação de sangue ao Hemocentro
Alunos do projeto “Administração Solidária”, do Curso de Administração da Universidade Estácio de Sá, organizaram uma campanha e colaboram na captação de sangue nesta quinta-feira (1º) para a unidade móvel do Hemocentro de Campos, estacionada no pátio da faculdade. Com previsão de atendimento até as 15 horas, desde as 8h horas alunos de diversos cursos da universidade atenderam ao chamado e, antes das 11 horas, mais de 30 captações já haviam sido realizadas.

— Fazemos isso há pelo menos três anos, duas vezes por ano, e sempre temos uma resposta bastante positiva. Dessa vez, então, estamos muito satisfeitos com o movimento, que começou logo cedo. Divulgamos indo de sala em sala e também utilizando as redes sociais que o ônibus do hemocentro estaria aqui. E estamos vendo, mais uma vez, a solidariedade dos alunos da Estácio — afirmou o aluno Salvador de Souza Freitas, do 6º ano de Administração, um dos organizadores da ação.
Um grupo ansioso de alunos aguardava para doar. “É minha primeira vez. Antes eu não podia porque tinha menos de 50kg. Acho importante esse ato. Já perdi um ente querido porque precisava de doações que não aconteceram”, relata Jade Ramos, 19 anos, do primeiro período de fisioterapia. “Fiz a doação porque compreendo que a carência é grande. E amanhã eu também poderei estar precisando”, avalia João Victor Pessanha, do primeiro ano de Administração.

Além de pesar mais de 50kg, o doador tem que estar em boas condições gerais de saúde, não estar jejum e não ter ingerido nada gorduroso nas últimas três horas. É preciso ainda apresentar documento original com foto, ter acima de 16 anos e menos de 69. Menores de 18 anos devem comparecer com o responsável legal. As doações no Hemocentro, anexo ao Hospital Ferreira Machado (HFM), acontecem todos os dias, das 7h às 18h, também sábados domingos e feriados.
— Esse grupo da Estácio sempre colabora com a gente todos os anos e dessa vez não está sendo diferente. Ações assim ajudam a repor nossos estoques, que normalmente estão abaixo do necessário. Já estamos com captações agendadas para outras instituições de ensino, como Universidade Cândido Mendes (Ucam) e Instituto Federal Fluminense (IFF) para os próximos dias — explicou o gerente administrativo do Hemocentro de Campos, Luciano Costa.
Calendário de visitas da Unidade Móvel para o mês de junho:
1º/6 – Universidade Estácio de Sá
6/6 – Porto do Açu / SJB
8/6 – Universidade Cândido Mendes
12/6 – Praça São Salvador
20/6 – IFF/Campos (Centro)
22/6 – Itaocara (Noroeste Fluminense)
Fonte: SupCom – PMCG
Por: Edson Cordeiro
Foto: Rogério Azevedo

