Prefeito Rafael Diniz e secretário Felipe Quintanilha participam de evento promovido pelo MP-RJ
O prefeito de Campos, Rafael Diniz, e o secretário da Transparência e Controle Felipe Quintanilha participaram nesta segunda-feira (19), na sede do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), do lançamento do projeto “Edificando o Controle Interno”, que tem como objetivo fortalecer os sistemas de controle interno dos municípios fluminenses.
O procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, disse que, passados quase 30 anos da Constituição de 1988, a instituição busca se abrir cada vez mais para a sociedade. Ele acrescentou que a transparência tem sido, acima de tudo, a solução para administrações públicas mais eficientes. Portanto, defendeu a necessidade de os gestores municipais adequarem-se a novas formas e técnicas de controles para não sucumbirem a esses novos tempos.
— A sociedade clama por melhores condições na educação, na saúde, na assistência social. Está nas nossas mãos o caminho para alcançar isso. Podem contar com o MPRJ nas dúvidas que os senhores tenham sobre o controle interno. Não tenho dúvidas que este evento vai dar início a uma nova fase da nossa relação e tenho certeza de que será extremamente exitoso — afirmou o procurador-geral de Justiça, em seu discurso.
O projeto “Edificando o Controle Interno” tem como ponto de partida o diagnóstico da atual situação dos sistemas de controle interno dos Municípios, levantado pelo MPRJ a partir das respostas apresentadas pelos Municípios ao formulário encaminhado pelo CAO Cidadania. Com base em informações sobre orçamento, estrutura e regulamentação dos sistemas de controle interno, dentre outras, os municípios receberam notas numa escala de zero a dez.
Rafael Diniz enfatizou que a transparência estará em constante desenvolvimento ao longo dos quatro anos de seu governo. “Estamos avançando ainda mais em nosso compromisso com a transparência, e seguiremos garantindo aos cidadãos o direito de saber sobre todas as informações e ações da gestão pública’, explica o prefeito.
Segundo Felipe Quintanilha, o novo Portal da Transparência e o Orçamento Participativo são passos importantes para a efetividade das políticas públicas do município. “São ações de combate à corrupção e, sobretudo, priorização da transparência nos atos públicos. O cidadão está tendo a oportunidade de saber e participar ativamente dos programas, projetos e ações dos próximos quatro anos — disse o secretário.
Por: Redação com Ascom/MPRJ – Foto: Ascom/MPRJ

