Férias Ambiental com participação de 2 mil pessoas

Encerramento do projeto, com palestras e soltura de tartarugas, aconteceu no último sábado, em Atafona

 

O projeto Férias Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente de São João da Barra, foi encerrado na tarde de sábado, 2, com palestra educativa no Espaço da Ciência Maria Lourdes Coelho Anunciação, seguida de soltura de filhotes de tartarugas marinhas na beira mar de Atafona.

Cerca de duas mil pessoas participaram do projeto, que teve início em janeiro e foi desenvolvido em parceria com o Projeto Tamar e Porto do Açu nas praias de Atafona, Grussaí e Açu.

No encerramento, 50 crianças das localidades de Quixaba, Azeitona, Açu e Sabonete, no quinto distrito do município, e dezenas de turistas participaram das palestras ministradas pela coordenadora da base do Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinha (PMTM) do Porto do Açu, Tatiane Bittar, e do trainee do projeto Tamar, Daniel Shimada.

A secretária de Meio Ambiente, Joice Pedra, ressaltou o sucesso do projeto. “Alcançamos o nosso objetivo, que foi sensibilizar a população sobre a importância de manter o ambiente equilibrado, respeitando todas as formas de vida, através da educação ambiental”, finalizou.

Para o diretor da E.M. Manoel Alves Rangel, de Quixaba, Willian Freitas, foi gratificante ver a alegria das crianças ao chegarem no Espaço da Ciência. “Eles amam vir aqui porque se deparam com uma realidade diferente. É importante quando o poder público possibilita este tipo de experiência para as crianças, ampliando horizontes para novos conhecimentos”, destacou.

O Espaço da Ciência está aberto ao público na temporada de verão de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 9h às 16h. O Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas percorre 62 km de praia, registrando qualquer ocorrência relativa às tartarugas. O monitoramento abrange desde o Pontal de Atafona, em São João da Barra, até Barra do Furado, em Campos dos Goytacazes.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *