Ação de conscientização no Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Para comemorar o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, o Programa de Controle da Tuberculose de Campos preparou uma programação especial para esta sexta-feira (24), dia de mobilização e conscientização, para envolver toda a sociedade na luta contra a doença. Às 9h, a vice-prefeita Conceição Sant’Anna vai visitar à sede do programa, atrás do Hospital Geral de Guarus (HGG), onde haverá um bolo para os atendidos. Já na Praça do Santíssimo Salvador, acontecerá uma ação de conscientização e prevenção da tuberculose no horário das 9h às 16h.

Segundo a coordenadora do programa de Controle da Tuberculose, Verônica Verdan, durante o trabalho na praça serão entregues panfletos explicativos e será dada toda a orientação à população quanto aos sintomas, diagnóstico, transmissão e tratamento da tuberculose.

— A criação da data foi uma homenagem ao descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, por Dr. Robert Koch. Este foi um passo importante na luta pelo controle e eliminação da doença que, na época, vitimou grande parcela da população mundial. No nosso município, o Programa de Controle da Tuberculose está centralizado no Centro de Referência Augusto Guimarães localizado na Estrada de Santa Rosa (atrás do HGG) — conta Verônica.

O Programa de Controle da Tuberculose funciona de segunda à sexta-feira, a partir das 8h. Atualmente, cerca de 200 casos estão em tratamento. Os exames e o tratamento são gratuitos e o atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar. O resultado dos exames realizados, via de regra, é disponibilizado no mesmo dia.

— Os pilares para o controle da tuberculose são o diagnóstico precoce e tratamento adequado. O programa em Campos recebe amostras de escarro de segunda à sexta-feira, pela manhã, e o resultado é liberado no mesmo dia. Qualquer unidade de Saúde pode solicitar o exame de escarro e encaminhar o paciente ao Programa, onde eles são diagnosticados e atendidos mensalmente até a cura — ressalta a coordenadora médica do Programa, Patrícia Andrade Meireles.

A doença – A tuberculose é uma doença causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis) que afeta vários órgãos do corpo, mas principalmente os pulmões. Os principais sintomas são tosse, por mais de três semanas, com ou sem catarro, cansaço, emagrecimento, febre e suor noturno. Qualquer pessoa com estes sintomas deve procurar uma unidade de saúde para fazer o diagnóstico e, caso seja confirmada a doença, o tratamento deve ser iniciado imediatamente de modo que a cadeia de transmissão seja interrompida.

Fonte: SupCom – PMCG

Foto: Antônio Cruz

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *