Águas do Paraíba começa as obras da oitava Estação de tratamento de de esgoto em Campos

Comemorando o 18º. aniversário de assunção nos serviços de saneamento em Campos dos Goytacazes, a concessionária Águas do Paraíba começou as obras da oitava estação de tratamento de esgoto do Município — ETE-Lagoa do Vigário — que vai coletar e tratar todo efluente da margem esquerda do rio Paraíba do Sul.

 

O lançamento das  primeiras estacas das fundações da ETE Lagoa do Vigário foi feito com a participação do Prefeito de Campos dos Goytacazes, Rafael Diniz; do Secretário Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana,  Cledson Sampaio Bitencour e do Secretário de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto Almeida Filho.

 

         O Superintendente de Águas do Paraíba, Juscélio Azevedo destacou que o início das obras da ETE Lagoa do Vigário  “é um marco, porque consolida a universalização do saneamento no Município mais populoso do Norte Fluminense, com meio milhão de habitantes”.


Com seis estações de tratamento de esgoto em funcionamento – a sétima, a ETE Esplanada, será inaugurada em dezembro deste ano – Campos dos Goytacazes já é considerado o segundo melhor município em saneamento (água e esgoto), entre os maiores, do Rio de Janeiro, de acordo com o Ranking do Instituto Trata Brasil.

 

A ETE Lagoa do Vigário está sendo implantada em área de 5 mil metros quadrados, ao lado da ETE Guarus (Parque Vicente Dias). Internalizando o Sistema Brioproj, a nova planta de processamento tem a capacidade total (nos três módulos), de tratar 270 litros de esgotos por segundo, ampliando o serviço de coleta e tratamento de esgoto para mais de 100 mil pessoas, em Guarus, na margem esquerda do rio Paraíba do Sul.

 

De nível secundário, atendendo a legislação ambiental  e cumprindo as exigências do INEA (Instituto Estadual de Ambiente), a ETE Lagoa do Vigário vai ter pré-tratamento, retirando areia, óleos, graxos, sólidos grosseiros e, também, o tratamento  aeróbio e anaeróbio de todo o liquido resultante, devolvendo-o ao rio Paraíba do Sul sem contaminantes ou como água de reuso.

 

Na primeira fase, a ETE Lagoa do Vigário vai  tratar 90  litros de esgoto por segundo, já no próximo ano, aumentando para mais de 90% o serviço de coleta e tratamento do esgoto da população urbana de Campos dos Goytacazes.


            O Prefeito Rafael Diniz salientou que a ETE Lagoa do Vigário representa o cumprimento da meta  de universalização do saneamento do Município em seu Governo, iniciado em janeiro deste, cumprindo o compromisso que assumiu com a população durante a sua campanha eleitoral.

 

Campos dos Goytacazes é considerado pelo Instituto Trata Brasil o segundo melhor município, entre os maiores, do Estado do Rio de Janeiro. Em primeiro lugar está Niterói. Em ambos os serviços de saneamento são de responsabilidade e gestão de empresas concessionárias do Grupo Águas do Brasil..

Fonte: Assessoria de Comunicação Águas do Paraíba – Adelfran Lacerda

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *