“Baru”, cão da Guarda Municipal, se aposenta após 8 anos de atuação

Por: Mariana Felix – Foto: GCM / Divulgação – PMCG

O Grupamento de Operações com Cães (GOC) se despediu nessa quinta-feira (11) de um dos seus integrantes, Baru, o cão da raça pastor holandês, que fez parte do grupamento por quase oito anos, prestando serviços para a instituição. Ele participou de várias operações em conjunto com a Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal.

O cão Baru foi entregue para nova família nessa quinta, após processo de adoção, seguindo decreto que determina a ordem de preferência da adoção por conta da sua aposentadoria, que prevê avaliações e entrevistas entre as famílias que se candidataram. Baru recebeu dos treinadores e agentes um certificado simbólico de aposentadoria.

Segundo a agente social do GOC, Kíssila Barreto Azevedo Lima, a adoção foi aberta ao público, através das redes sociais.

“Existe um decreto que mostra a ordem de preferência da adoção. Primeiramente, é do agente que treinou o cão, depois vêm agentes da Guarda, do canil, e depois a gente abre a adoção para o público externo. A abertura da adoção foi feita através do Instagram do canil, @‌goc_campos, e as famílias interessadas se inscreveram. Posteriormente, realizamos as entrevistas com as famílias e as visitas técnicas, para verificar se essa pessoa tem a estrutura para receber um cão desse porte, um cão de trabalho, que não é um cão pet. É um cão que tem um ritmo de vida diferente de um cachorro que foi criado dentro de casa. Então, toda essa análise é feita pelo coordenador e aprovada também pelo comando. Depois dessas fases, a família vem para conhecer o cão e depois realizamos a entrega. Hoje ele irá se despedir dos seus serviços e ser adotado por uma família para viver seus anos dourados da aposentadoria”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *