Campos dá importante passo para fomento da economia

O prefeito Rafael Diniz assinou nesta segunda-feira (10), o termo de adesão ao programa Cidade Empreendedora, cuja proposta é engajar a gestão pública e lideranças locais para que sejam criadas e implantadas políticas públicas voltadas para micro e pequenas empresas, melhorando assim o ambiente empresarial das regiões. O programa é uma iniciativa inédita do Sebrae/RJ desenvolvida em 11 municípios do Estado do Rio de Janeiro.
Para participação de Campos, foram levados em consideração os seguintes critérios: status de lei geral municipal implementada; densidade empresarial e ambiente favorável para desenvolvimento do programa. Em formato de “game”, o programa será uma disputa entre os municípios que estarão competindo em tempo real. Ao final do programa, cada um será classificado por seu desempenho. Todas as informações, painéis e relatórios estarão disponíveis em uma ferramenta virtual, aberta ao público para consulta.
O objetivo do programa, dentre outros, é ampliar os pequenos negócios nas compras do governo, simplificar abertura de negócios e fortalecer o microempreendedor individual. O próximo passo que cabe ao município é montar o Comitê Gestor do Plano Municipal de Desenvolvimento. Também participaram da assinatura do termo o secretário de Fazenda, Leonardo Wigand; o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Mário Sérgio Cardoso; o subsecretário de Compras Governamentais, Thiago Dias, o superintendente do Fundo de Desenvolvimento de Campos dos Goytacazes (Fundecam), Rodrigo Lira; e o superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação, Romeu e Silva Neto.

O prefeito Rafael Diniz destacou a importância da adesão de Campos ao programa.

— Estamos dando mais um passo para o desenvolvimento do município. Mesmo se Campos não estivesse precisando de parcerias como essa, para fomentar a economia, a gente estaria abrindo as portas da Prefeitura para o Sebrae da mesma forma. A Prefeitura está aberta para o programa Cidade Empreendedora e vamos nos empenhar ao máximo para recuperar e reinventar nossa cidade — afirmou Rafael.

A parceria foi considerada um marco histórico pelo coordenador regional do Sebrae/RJ, Gilberto Soares.
— Hoje nós colocamos realmente a microempresa na agenda da Prefeitura, como uma das prioridades do plano de governo. Isso é fundamental e o Sebrae está disposto a dar qualquer apoio nesse processo de desenvolvimento — disse Soares.
A assinatura do termo teve a participação do ex-prefeito de Três Rios e atual presidente do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ), Vinícius Medeiros Farah, que relatou a experiência quando a frente do município de Três Rios, recebeu  dois prêmios de Prefeito Empreendedor por conta da parceria com o Sebrae.
— Três Rios vivia um momento histórico desafiador, com ausência de perspectivas de negócios. Nesse momento, a dificuldade permite que o governo comece a buscar novas alternativas e o programa Cidade Empreendedora ajudou muito. O segredo do resultado em Três Rios é que toda a equipe comprou o sonho — relatou.

 

Fonte: Supcom-PMCG
Por: Redação
Foto: Rafael Peixoto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *