Campos, Macaé e Quissamã receberão reforço das forças armadas nas eleições
As Forças Armadas serão responsáveis pela segurança em 32 dos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro no próximo domingo (6), durante as eleições municipais. A operação militar envolverá aproximadamente 500 locais de votação e as principais vias expressas. No Norte Fluminense, as cidades de Campos dos Goytacazes, Macaé e Quissamã contarão com o reforço.
As medidas foram apresentadas durante reunião do Gabinete Extraordinário de Segurança Institucional (Gaesi) do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). O Gaesi é formado por integrantes de forças de segurança que trabalham na prevenção e repressão de crimes eleitorais, visando garantir a normalidade do pleito. Os militares darão suporte à segurança e ao transporte de materiais.
O TRE-RJ solicitou o apoio das Forças Armadas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em parceria com o governo estadual. Além disso, a Polícia Militar ficará encarregada da segurança e da distribuição das urnas eletrônicas nos 4.974 locais de votação espalhados pelo estado e oferecerá suporte à fiscalização eleitoral.
No Rio de Janeiro, a Guarda Municipal participará da operação em 99 seções eleitorais, orientando o trânsito e garantindo a circulação de eleitores.
Municípios com atuação militar:
Região Metropolitana: Rio de Janeiro, Niterói, Itaboraí, Maricá, São Gonçalo, Tanguá, Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaguaí, Japeri, Mesquita, Nova Iguaçu, Queimados, São João de Meriti e Seropédica.
Região dos Lagos: Araruama, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras e Saquarema.
Norte Fluminense: Campos dos Goytacazes, Macaé e Quissamã.
Noroeste Fluminense: Aperibé, Itaperuna, Miracema e Santo Antônio de Pádua.
Centro-Sul Fluminense: Barra do Piraí, Barra Mansa, Costa Verde e Paraty.
Região Serrana: Nova Friburgo.

