Capacitação sobre reforma tributária reúne profissionais contábeis na Prefeitura de Campos

Por: Mário Sérgio Junior – Foto: Rodrigo Silveira – PMCG

A Prefeitura de Campos sediou nesta segunda-feira (27) um treinamento sobre reforma tributária, promovido por meio de um convênio firmado com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRCRJ). Organizada pela Secretaria Municipal de Captação de Recursos e Convênios (SMCRC), a capacitação foi realizada no auditório da Prefeitura e reuniu cerca de 120 profissionais.

O subsecretário municipal de Captação de Recursos, Rodrigo Resende, destacou que o período de transição, com início previsto para 2026, representará um grande desafio, sobretudo no que diz respeito ao fortalecimento da fiscalização dos tributos de competência municipal, como o ISS.

“A pauta central do encontro foi a análise das Emendas Constitucionais nº 132/2023 e nº 214/2025, que tratam da Reforma Tributária Nacional. A proposta busca unificar mais de cinco mil normas tributárias brasileiras em dois tributos principais: o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). O objetivo do encontro foi debater os impactos da reforma para o município e para os profissionais da contabilidade”, explicou Resende.

O curso foi ministrado pelo contador e advogado do CRCRJ, Leonardo Godoi. Ele ressaltou que o novo modelo trará tanto perdas quanto ganhos para os municípios, sendo fundamental analisar cuidadosamente todos os cenários e possíveis distorções.

A contadora e servidora Ana Paula Bernardes, diretora de Contabilidade da Prefeitura, participou do treinamento e reforçou que 2026 será um ano desafiador, marcado por testes e adaptações à nova estrutura tributária.

O evento também contou a presença das delegadas regionais do CRCRJ, Fabiana Viana de Almeida e Tânia Scher, que destacaram que o evento alerta para a necessidade de união da classe contábil frente à nova realidade, uma vez que os principais afetados serão os contribuintes e as empresas instaladas no município. Elas enfatizaram ainda a importância de que empresários e gestores públicos estejam atentos aos próximos passos da reforma.

A capacitação também teve um viés solidário, com a arrecadação de 145 kg de alimentos não perecíveis, que serão doados a instituições sociais locais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *