Caps Dr. Ari Viana adere à Campanha Novembro Azul
Unidade atende, atualmente, 300 pessoas. Campanha é realizada por diversas entidades para conscientização a respeito de doenças masculinas
O Centro de Atenção Psicossocial Dr. Ari Viana (Caps AD – Álcool e Drogas) incluiu em seus grupos de apoio o tema “Novembro Azul”. A campanha é realizada por diversas entidades para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Como a maior parte dos atendidos pelo centro é do sexo masculino, percebeu-se a necessidade de tratar esse assunto.
O Caps Dr. Ari Viana atende atualmente 300 pessoas e durante o processo terapêutico percebe-se o afunilamento da vida social dos assistidos, chegando ao ponto de serem deixados de lado todos os cuidados com a vida. A psicóloga e coordenadora do centro, Fernanda Chagas, comenta que muitas vezes o Caps é o vínculo mais forte da vítima de dependência química com a sociedade.
— A maior parte dos homens assistidos aqui nunca fez o exame de próstata. Nós, muitas vezes, somos o ponto de partida para incentivar o autocuidado deles. Incentivamos também a atenção com a aparência porque a mudança do externo é um passo para que a vida volte a fazer sentido — comentou Fernanda.

Entre os grupos de apoio, são realizadas diversas oficinas, como música e geração de renda. A estagiária em Serviço Social, Danielle Henrique, comenta que ao tratar de saúde masculina em um dos grupos, constatou que todos os participantes nunca haviam feito o exame de próstata.
— Aderimos à campanha nacional em prol da conscientização sobre a saúde masculina. Ainda existe muito preconceito em relação ao exame. Esse é um tema que precisa fazer parte de nossos grupos e o Novembro Azul é uma ótima oportunidade para isso. — disse Danielle.
O Centro de Atenção Psicossocial Dr. Ari Viana funciona 24h por dia para atender aos casos mais severos e em horário comercial, de segunda à sexta-feira, de 8 às 17h, para o público em geral. Está localizado à Rua José do Patrocínio, 102, no Centro (próximo à Universidade Federal Fluminense – UFF).
Fonte: Supcom-PMCG
Por: Lívia Nunes
Foto: Rogério Azevedo

