Connex-E 2025 no dia 12 de dezembro em Campos
Por: Da Redação – Foto: César Ferreira – PMCG
Campos vai sediar, no próximo dia 12, o “Connex-E 2025. O evento, que acontecerá no auditório do Campos Centro do Instituto Federal Fluminense (IFF), será promovido pela Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro), presidido pelo prefeito de Campos, Wladimir Garotinho.
Gestores públicos, empresas, pesquisadores, investidores e representantes da sociedade civil vão debater os rumos do desenvolvimento econômico fluminense a partir da energia, da economia azul, da inovação e das vocações territoriais, numa programação que incluirá painéis executivos, conversas temáticas, palestras técnicas, rodadas de negócios, exposição de marcas e projetos e conexões ao vivo (podcasts, redes e entrevistas).
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas AQUI.
Com o tema “Conectando Energia, Desenvolvimento e Territórios”, o Connex-E propõe uma abordagem integrada sobre os desafios e oportunidades dos municípios produtores de petróleo e gás natural. A programação incluirá debates sobre o futuro da Bacia de Campos, o redesenho das receitas municipais com o ciclo de Royalties 4.0, a expansão da economia azul e os caminhos para o crescimento da economia fluminense por meio de energias renováveis, como hidrogênio, solar, eólica e bioenergia.
Um dos destaques será a Rodada de Negócios Connex-E, realizada em parceria com Sebrae, Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Porto do Açu e Rede Petro-BC, que conectará pequenos negócios a grandes empresas do setor energético e de infraestrutura, ampliando oportunidades de fornecimento, inovação e geração de emprego.
O evento também contará com o lançamento de duas obras: “Participações Governamentais – do petróleo e gás natural”, de Paulo Enrique Mainier, e o e-book “Inteligência Artificial em Diálogo – Desafios Interdisciplinares do novo século”, da professora Ângela Dias Mendes.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Energia e Inovação, Marcelo Neves, sediar o Connex-E em Campos reforça o protagonismo do município na agenda energética nacional e evidencia a importância estratégica da cidade no novo ciclo de investimentos previsto para a Bacia de Campos.
“Campos sempre foi um território decisivo para a cadeia produtiva do petróleo, mas agora vivemos um momento crucial. A revitalização da Bacia de Campos, aliada aos investimentos em descomissionamento, novas tecnologias e energia renovável, terá impacto direto na nossa receita futura e na geração de empregos para milhares de famílias. Vejo o Connex-E como uma oportunidade fundamental para posicionarmos Campos no centro das decisões que moldarão o desenvolvimento econômico da região nos próximos anos”, disse Marcelo Neves.
A Ompetro é uma entidade que reúne municípios produtores, especialmente na Bacia de Campos, para defender seus interesses em temas energéticos, como distribuição de royalties, participação especial e políticas de desenvolvimento territorial. Em 2026, a organização promoverá novas edições do Connex-E em Rio das Ostras, Niterói e Maricá.

