Da roça para a escola: o ciclo saudável que alimenta alunos e fortalece o campo

Por: Kamilla Uhl e Heitor Castelo – Foto: Seduct / Divulgação – PMCG

Com o edital de aquisição de alimentos da agricultura familiar concluído, a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia renovou parceria com os agricultores familiares da região para continuar garantindo uma merenda de qualidade para os alunos da rede municipal de ensino. Desta forma, o ano letivo de 2026 vai começar no dia 4 de fevereiro já com parte da merenda escolar sendo fornecida por esse grupo.

Sérgio Luiz da Silva é um dos agricultores parceiros e também abastece as escolas e creches da rede municipal. Ele exaltou a importância dessa ação. “É muito importante, pois garante a venda essencial para o produtor da agricultura familiar, sendo no fim, um programa que viabiliza a nossa vida. E tendo a certeza que o que vamos produzir vai ser vendido, podemos nos planejar melhor e ter uma garantia do retorno do nosso investimento e esforço” declarou.

A importância da parceria não está apenas em fortalecer a merenda escolar e oferecer alimentos de qualidade para os alunos da rede, mas também em ajudar a fomentar a importância do campo em todo o processo, com a valorização dos produtores locais e da agricultura familiar.

“Essa é uma maneira eficiente de garantir que o dinheiro vai chegar nas mãos do produtor. Sem intermédio de terceiros, que muitas vezes ficam com um percentual maior do que o recebido pelos produtores, nós podemos ter um retorno maior, que ainda é descontado pelo preço da produção. É um grande incentivo para que o homem do campo continue produzindo e vivendo com dignidade da sua propriedade rural”, explicou Leandro Ramos Barreto, outro agricultor parceiro.

No mês de setembro do ano passado, a prefeitura realizou a abertura dos envelopes relacionados ao novo edital de chamada pública nº 05/2025, e os contratos já foram assinados para dar continuidade ao serviço.

O objetivo da realização do edital foi a aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural, visando atender à merenda escolar na rede municipal de ensino. A ação visa à parceria entre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a agricultura familiar e a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct), buscando transformar a vida no campo e nas escolas.

Segundo semestre – A diretora do Departamento de Nutrição Escolar da Seduct, Suellen Baldino, adiantou que, em breve, haverá uma nova chamada pública para o segundo semestre. “A partir da chamada pública realizada no ano passado, a gente começou adquirir os gêneros em novembro, para as aulas que vão voltar em fevereiro, e os atendimentos vão até junho. E a nova chamada, que tem previsão de acontecer em abril, visa garantir a merenda a partir de julho de 2026”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *