IMTT restabelece semáforo após dano em tentativa de furto de cabo na Arthur Bernardes
O semáforo do cruzamento da Avenida Arthur Bernardes com a Rua Saldanha Marinho, na altura do bairro Vila da Rainha, foi danificado na madrugada desta quinta-feira (6), supostamente durante tentativa de furto de cabos de iluminação no local. O funcionamento do conjunto foi restabelecido por uma equipe do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) no final da tarde.

— O mais provável é que tenham tentado mais um furto de cabos do sistema de iluminação da Arthur Bernardes. Mas, por engano, puxaram os cabos dos semáforos, que são de 1,5 polegada e não têm valor comercial. Ao cortarem os cabos, eles provocaram um curto em duas placas eletrônicas que controlam o conjunto de sinais, que acabaram queimadas. Com isso, o semáforo apagou — explicou o chefe da equipe de manutenção, o eletrotécnico Franklin Cabral.
Segundo Franklin, como os cabos dos semáforos passam pelos mesmos conduítes utilizados pelo sistema de iluminação da Arthur Bernardes, há sempre os risco de supostos ladrões danificarem os sinais, apesar da bitola diferente dos fios nos dois sistemas. Ainda segundo ele, a equipe do IMTT que faz a vistoria até as 22 horas não detectou qualquer movimentação suspeita, o que leva a crer que a ação foi pela madrugada.
Desde o início do ano, foram registrados três furtos de cabos elétricos subterrâneos em diferentes trechos da Arthur Bernardes. No primeiro, na madrugada do dia 3 de maio, foram levados dois quilômetros de fios de cobre no trecho entre a Rua Saldanha Marinho e a Rotatória da Uenf. O segundo foi dez dias depois e os bandidos levaram 100 metros entre a Saldanha Marinho e a Rua Raul Escobar. O último foi na madrugada de 26 de junho e foram levados 90 metros entre a Avenida 28 de Março e a Raul Escobar.
Fonte: Supcom-PMCG
Por: Edson Cordeiro
Foto: Luís Macapá

