Prefeito Rafael Diniz debate reestruturação da Guarda Municipal
Prefeitura recebe especialista em segurança para tratar do assunto. Atualmente, Campos conta com 700 agentes, entre guardas e auxiliares.
O prefeito Rafael Diniz recebeu, nesta quinta-feira (28), o especialista em Segurança Urbana Elvis de Jesus, inspetor de segurança do município de São José dos Campos (SP). O encontro, na sala de reuniões da prefeitura, foi para tratar de propostas para reestruturação da Guarda Civil Municipal (GCM) e teve a participação do vereador Genásio; do comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Campos, Wyllian Bolckau, e outros três representantes da corporação.
O prefeito, que desde o começo de sua administração sempre buscou o diálogo com a sugestão de promover um maior engajamento entre as forças de segurança, no aprimoramento das ações contra a violência, confirmou apoio à proposta de formar uma comissão para tratar da reestruturação da Guarda. A GCM tem hoje mais de 700 integrantes, entre guardas e auxiliares.
— Consideramos importante o debate, daí a importância de se criar a comissão, reunindo a corporação, Legislativo e sociedade civil para, juntos, discutirmos de forma responsável as propostas de reestruturação da Guarda Municipal — afirmou Rafael Diniz.
Com a experiência de quem acumula 2.455 horas de estudos em segurança pública, Elvis de Jesus apresentou vários pontos considerados essenciais para reestruturar a GCM, com destaque para a criação de uma Ouvidoria e de uma Corregedoria para a corporação.
— Trata-se de um processo, mas que deve ter um ponto de partida. Mesmo em tempos de crise é importante se iniciar com o debate para ir, aos poucos, cuidando dos aspectos legais para eventuais mudanças, buscando as adequações para a reestruturação — afirmou Elvis.
Wyllian Bolckau acredita que esse tipo de intercâmbio é importante para os novos projetos da Guarda Municipal. “É uma excelente ideia colher informações de outros profissionais experientes da área. Com esses diálogos, a Guarda Municipal de Campos tem tudo para ter uma reestrutura planejada e eficiente”, comenta Bolckau.
Fonte: Supcom-PMCG
Por: Edson Cordeiro
Foto: Rafael Peixoto
Por: Edson Cordeiro
Foto: Rafael Peixoto