Prefeitura de Campos publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas

Por: Kamilla Uhl e Rayra Gomes – Foto: Carlos Grevi – PMCG

A Prefeitura de Campos dos Goytacazes publicou, nesta sexta-feira (5), o edital do novo Concurso Público da Educação, que oferecerá 1.000 vagas imediatas e cadastro reserva para a rede municipal. O certame é aguardado há mais de uma década. O último concurso para professores e pedagogos ocorreu em 2012 e representa um marco para a gestão educacional do Município.

O concurso também será o primeiro da administração municipal realizado sob a Lei de Cotas, garantindo reserva de vagas para pretos, pardos, indígenas e quilombolas, reforçando o compromisso da Prefeitura com inclusão, igualdade de oportunidades e responsabilidade social.

“O concurso público para profissionais da educação, que envolve pedagogos e professores, não só é um grande avanço para a Secretaria de Educação de Campos, que há muito tempo não tinha um concurso público para professores, como gera para a gente a expectativa de receber novos profissionais, profissionais formados mais recentemente, com novos currículos nas universidades, mais alinhados com tudo que está acontecendo de novo, em termos de transformação”, afirmou a secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto.

As inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via internet, a partir das 16h do dia 29 de dezembro de 2025 atéas 16h do dia 28 de janeiro de 2026, no site (AQUI). O valor da taxa de inscrição será de R$ 110,00 para todos os cargos.

O certame contempla vagas para Pedagogo, Professor de Educação Infantil e Anos Iniciais e Professores dos Anos Finais nas áreas de Artes, Ciências, Educação Física, Ensino Religioso, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática e Libras.

A prova está marcada para o dia 8 de março de 2026 e será composta por quatro etapas: prova objetiva, discursiva (exceto para Libras), prova prática (somente para Libras) e avaliação de títulos documental.

O presidente da Comissão Organizadora do Concurso, Bruno Rangel, destacou o trabalho de estruturação do edital. “A comissão realizou diversas reuniões de estudo e análise para construção de um edital claro, objetivo e alinhado às normas municipais e federais. Nosso objetivo foi garantir um documento de fácil compreensão, capaz de regular todos os aspectos essenciais de um certame com 1.000 vagas imediatas e expectativa de cerca de 20 mil inscritos”.

Já o secretário de Gestão de Pessoas e Governança Digital, Wainer Teixeira, ressaltou o caráter histórico do certame. “Atendendo a uma recomendação da Defensoria Pública, o Município instituiu a Lei Municipal de Cotas e, a partir dela, este se torna o primeiro concurso público a garantir reserva de vagas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. É um avanço significativo para a gestão pública e reforça nosso compromisso com políticas de inclusão e equidade”.

Para a secretária, o concurso não só é um grande avanço para a Secretaria de Educação de Campos, que há muito tempo não tinha um concurso público para professores, como gera  a expectativa de receber novos profissionais, formados mais recentemente, com novos currículos nas universidades, mais alinhados com tudo que está acontecendo de novo, em termos de transformação.

“Aproveito para deixar meu agradecimento não como secretária de educação somente, mas principalmente como servidora pública da educação dessa cidade, pelo concurso da educação que começa a se materializar a partir de agora com a publicação do Edital. Agradeço muito a equipe técnica da Seduct, da Secretaria de Gestão de Pessoas e Governança Digital e da Procuradoria que foram incansáveis nas muitas idas e vindas da correção de nossos planos de cargos. Aos vereadores que votaram nossas mudanças necessárias. Agradeço ao professor Wainer por ter participado ativamente dessa construção e a todos os demais secretários que contribuíram e os que ainda contribuirão para que tudo dê certo nesse processo. E, principalmente, ao nosso prefeito que com muita coragem e determinação autorizou e apoiou essa ação”, concluiu Tânia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *