Programa Municipal de Combate ao Tabagismo incentiva abandono do vício
Parar de fumar não é uma tarefa fácil e para quem deseja deixar o vício o município de Campos conta com o Programa Municipal de Combate ao Tabagismo. Segundo o coordenador do Programa, dr. Judson Mello, mais de 2.700 pessoas já foram tratadas e atualmente cinco grupos de 20 pessoas estão em fase de tratamento, que foi iniciado em março e deve terminar em maio, quando mais cinco grupos começarão a abandonar o vício do cigarro.

Segundo o coordenador, o programa é preconizado pelo governo federal e foi implantado em Campos desde 2004. Judson explicou que a cada três meses 100 pessoas iniciam o tratamento para parar de fumar. “Separamos essas 100 pessoas em cinco grupos de 20 cada um e a partir de então começamos o tratamento com uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, psicólogos e outros profissionais, que realizam reuniões diárias com os grupos para estarem conscientizando dos malefícios do cigarro e dando estímulo para que as pessoas consigam deixar o vício”, explicou.
O coordenador Judson Mello ressaltou ainda que o tratamento medicamentoso começa depois de um tempo em que a pessoa está participando das reuniões e quando ela já tenha diminuído a quantidade de cigarros fumados por dia. O tratamento medicamentoso consiste no adesivo de nicotina, a goma também de nicotina e o remédio Bupropriona, que são fornecidos gratuitamente. “O tratamento medicamentoso só é iniciado com a pessoa que já reduziu a quantidade de cigarros consumidos porque pode haver um excesso de nicotina no organismo. Por exemplo, uma pessoa que usa o adesivo de nicotina e continua fumando normalmente, ela vai estar sobrecarregando seu organismo de nicotina, o que não é correto”, salientou ao acrescentar que o uso do adesivo e da goma são reduzidos gradativamente até a pessoa parar de fumar.

O coordenador alertou para os malefícios do cigarro. “Atualmente, mais de 6.200 substâncias tóxicas são encontradas em um cigarro. Por conta disso, os fumantes são propensos a sérios problemas pulmonares e cardíacos”, mencionou.
Ainda de acordo com Judson, as pessoas que necessitam parar de fumar podem procurar o Programa, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede da Secretaria de Saúde de Campos, para realizarem um cadastro. Atualmente, 210 pessoas aguardam o início do tratamento. As pessoas também podem buscar outras informações através do telefone 98175-2577.
Fonte: SupCom – PMCG
Foto: Antônio Cruz –

