A noite de sábado (17) foi de muita alegria para os cerca de 40 atletas do Projeto do Paraesporte, da Fundação Municipal de Esportes (FME) que desfilaram com a Escola Embaixadores da Alegria – a primeira agremiação de samba do mundo formada por pessoas com deficiência – na abertura do Desfile das Campeãs do Rio de Janeiro, na Marquês de Sapucaí. O Paraesporte foi implantando pela FME, em abril do ano passado, e atende a cerca de 850 pessoas com deficiência, com várias atividades esportivas na sede da Fundação.
A Embaixadores da Alegria desfila há 11 anos, sempre abrindo o Desfile das escolas campeãs e em 2018 apresentou o tema “Super-Homem* Super-Herói* Superação”. A escola tem 1,4 mil componentes e foi criada pelo britânico Paulo Davies, após desfile da G.R.E.S Viradouro, em 2006. O nome foi escolhido em enquete realizada na internet.
“Foi maravilhoso participar do desfile na Sapucaí com a Embaixadores da Alegria. Estou muito feliz“, disse Tatiane Santos Coelho, de 29 anos, atleta do Paraesporte na modalidade natação.
O coordenador do Projeto Paraesporte, Fábio Coboski destacou o momento enriquecedor para a equipe do Paraesporte. “Fomos com um grupo de variados graus de deficiência. Foi uma experiência enriquecedora. Muitas mães de nossos alunos também foram e ficaram muito felizes em poder proporcionar esse momento aos filhos e também de realizarem o sonho de conhecer a Sapucaí. Nenhum de nós professores estaria ali, vivendo aquele momento se não fossem nossos alunos a nos proporcionar essa emoção. Fazemos parte de um time e cada um tem seu papel fundamental. Alunos e professores juntos. Nós somos o Paraesporte”, ressaltou Fábio Coboski.
O presidente da FME, Raphael Thuin , destaca que o Paraesporte implantado em Campos é gratuito e pioneiro no Estado do Rio de Janeiro. “Desde abril do ano passado, realizamos este projeto voltado para pessoas com deficiência, como a proposta de inclusão. Durante este período, observamos a mudança de vida dos nossos alunos e de seus familiares. O ano de 2017 foi de aula e muitas competições em Campos e até em São Paulo com a equipe de futsal, por exemplo. O projeto é mais uma medida do prefeito Rafael Diniz, que inova e apoia toda a política de inclusão em seu governo”, conclui Thuin, que ao lado de Zico é um dos embaixadores das Olimpíadas Especial Brasil (OEB).