Semec lança Programa de Educação Patrimonial, em SJB
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) retrata a Educação Patrimonial como um instrumento de “alfabetização cultural” e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São João da Barra (Semec), seguindo esta vertente, lança o Programa de Educação Patrimonial, após uma reunião entre a secretária da pasta, Angélica Rodrigues, e os setores pedagógicos e culturais da Secretaria, na quinta-feira, 1º, na sede da Semec.
Na prática, o programa consiste numa agenda de visitações guiadas com perfil pedagógico associada ao levantamento dos patrimônios materiais, imateriais e naturais do município. “Para que ocorra a valorização do patrimônio é necessário que haja primeiramente o seu (re) conhecimento, sendo a Educação Patrimonial importante para tornar possível esse processo”, explica Angélica Rodrigues.
Dentro do programa já começará a ser desenvolvido o projeto “Minha São João da Barra: conhecer para aprender”, que durante os meses de setembro, outubro e novembro irá disponibilizar aos alunos da rede municipal de Educação dos seis distritos sanjoanenses a oportunidade de fazer um circuito cultural pelo município com questionários pré-estabelecidos e atividades voltadas para o patrimônio e ensino-aprendizagem com registros a partir de desenhos e texto em prosa.
O Programa de Educação Patrimonial tem como foco o Patrimônio Cultural, apropriado socialmente como recurso para a compreensão sócio-histórica das referências culturais em todas as suas manifestações, a fim de colaborar para seu reconhecimento, sua valorização e preservação, sendo fonte primária de conhecimento e enriquecimento individual e coletivo. Além das visitas, estão previstos projetos de qualificação para professores, encontros e confecção de material gráfico específico para o desenvolvimento do programa.
O conhecimento crítico e a apropriação consciente pelas comunidades do seu patrimônio, acrescenta Angélica Rodrigues, são fatores indispensáveis no processo de preservação sustentável desses bens, assim como no fortalecimento dos sentimentos de identidade e cidadania.
“O trabalho feito pela Educação Patrimonial leva em consideração vários pontos de grande importância, através dos quais crianças e adultos serão inseridos em um processo de conhecimento, apropriação e valorização de heranças culturais que eles já fazem parte de alguma forma”, finaliza.
Fonte: Ascom