Xadrez é a mais nova modalidade a ser oferecida pela Fundação de Esportes
A Fundação Municipal de Esportes (FME) vai abrir inscrições para aulas de xadrez, a partir desta segunda-feira (15). Os interessados devem comparecer à sede da FME, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Inicialmente, serão oferecidas 120 vagas, com aulas pela manhã ou à tarde, na sede da instituição. Podem participar crianças com idade acima de 6 anos. As aulas começam no dia 5 de junho, na sede do órgão.
De acordo o presidente da FME, Raphael Thuin, o esporte é uma ferramenta de inclusão social e também de estímulo à educação. “A proposta do prefeito Rafael Diniz é de incentivar o contraturno escolar, quando os alunos da rede municipal estudam em um turno e, no outro, praticam uma atividade física. Por isso, estamos trazendo mais uma opção de atividade para a Fundação. Os números de pesquisas internacionais mostram que um governo que investe U$$ 1 (cerca de R$ 3) no esporte, economiza U$$ 4 (R$ 12 em saúde)”, disse Raphael Thuin.
O xadrez exige do participante concentração e paciência. O desenvolvimento da atividade colabora para o avanço da criatividade e da autoestima do jogador. A modalidade passou a ser utilizado nas escolas com o intuito de colaborar no progresso da aprendizagem. As aulas serão dadas pelo professor e campeão regional de Xadrez, Alexandre Pereira, que oferece aula sobre os fundamentos básicos e aulas práticas
Vagas – A Fundação de Esportes ainda tem vagas disponíveis para as modalidades de ginástica olímpica, karatê, judô, capoeira, vôlei de praia, jiu-jitsu e taekwondo. Os interessados devem procurar a sede da FME, na Rua dos Goitacazes, de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, para fazer a matrícula.
No ato da matrícula, o interessado deve apresentar cópia da carteira de identidade ou certidão de nascimento, comprovante de residência, declaração da escola, e duas fotos 3x 4. Em pouco mais de quatro meses, o número de inscritos chegou a quase 10 mil pessoas, entre as atividades esportivas oferecidas na sede da Fundação e nas seis vilas espalhadas pelo município. A expectativa do presidente Raphael Thuin é ampliar este número para 15 mil até o fim do ano, principalmente, quando forem abertas as inscrições para as aulas de futebol, que devem acontecer a partir do segundo semestre.
Fonte: SupCom – PMCG